A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. Esse estímulo tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano. O principal objetivo da acupuntura é tratar a pessoa como um todo, visando à recuperação do paciente nos aspectos físico, emocional e espiritual.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), no ser humano, a alternância do Yin e do Yang é expressa pelo Qi(energia), Xue(sangue). A interrupção do livre fluxo dessas substâncias, Qi e Xue em qualquer parte do trajeto da rede energética de canais e colaterais(meridianos) resulta em estagnação energética, podendo causar prejuízo aos músculos, tendões,ossos, órgãos, víseras , etc.
Como funciona?
O tratamento por acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele, em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos.
As agulhas são inseridas numa profundidade de meio a 5 centímetros, em ângulos de 15 a 90 graus em relação à pele, e retiradas depois de um período que pode variar de poucos segundos a 1 hora, dependendo dos resultados pretendidos. É possível também estimular os pontos usando outros métodos incluindo:

MOXABUSTÃO
O calor liberado pela queima de uma pequena quantidade da planta medicinal artemísia (que depois de trabalhada recebe o nome de lã de moxa) estimula o ponto da acupuntura diretamente sobre a pele do paciente.
VENTOSAS
Nesta prática – conhecida também como cupping –, o ponto da acupuntura é estimulado pelo acúmulo de sangue na área. Frascos de borda lisa com uma abertura estreita são usados para “sugar” a pele.
ELETROESTIMULAÇÃO DE AGULHAS
Uso de uma pequena corrente com impulso elétricos que estimulam as agulhas fazendo a tonificação ou sedação dos pontos, conforme a necessidade.
AURICULOTERAPIA
Segundo a MTC, os abundantes nervos da orelha têm conexão com todas as partes do corpo. A correta estimulação dos pontos auriculares tem reflexos na saúde e no equilíbrio de um órgão enfermo ou dolorido. As sementes devem permanecer na orelha de 4 a 7 dias, com um esparadrapo.


LASERTERAPIA E ILIB
São utilizados pontos de acupuntura e estimulados pela ação do Laser. Tem efeito sobre o tecido lecionado e/ou processo inflamatório, ocorrendo alívio da dor, redução de edema e acelera cicatrização. Na terapia ILIB se utiliza uma puseira onde será introduzido o laser no pulso na região da arteria radial.Com o tempo de 10 a 30 minutos. Essa técnica tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea, linfática e resposta imunologica.
Algumas Indicações para o tratamento de Acupuntura:
- Doenças viscerais como asma, bronquite, gastrite, angina do peito, colite, rinite
- Doenças e patologias psíquicas. Doenças neurovegetativas, psicossomáticas, insônia, estresse, depressão e outros transtornos psíquicos.
- Dores e processos inflamatórios em geral
- Doenças e sintomas neurológicos como enxaqueca, cefaléias tensionais, cefaléias cervicogênicas, enxaquecas menstruais, fibromialgia, algumas dores neuropáticas, etc.

ESPECIAL
PARA GESTANTES

- Acupuntura
- Auriculoterapia
- Moxabustão

- Acupuntura
- Auriculoterapia
- Moxabustão
- Ventosaterapia
- Tuína


- Acupuntura
- Auriculoterapia
- Moxabustão
- Ventosaterapia
- Tuína

- Acupuntura
- Auriculoterapia
- Moxabustão
- Tuína
Saiba mais sobre o profissional
Adriana da Boit
Acupunturista
Em Curso 9° semestre em Fisioterapia – Unilassalle – 2019
Especialista em Acupuntura (Medicina Tradicional Chinesa) - Centro Vida Porto Alegre / Brasil 2009
Auricular Medicine International Research and Training Center – SP / Brasil 2010.
Miembro Practitioner’s Register Adscrito a La Fundación y Federación Europea de Medicina Tradicional China Y PEFOTS – Madrid / Espanha 2018
Acupuntura en la salud de la mujer - Madrid / Espanha 2018
Dry Needling – Agulhamento Seco - Poa / Brasil 2014
Graduada International Education College Shandong University of TCM – China/Acunpucture/moxibustion/Chinese Tuina and Internal Medicine – Shandong / China 2013